terça-feira, 22 de maio de 2012

Sobre a Grosseria



Esses dias eu estava em um restaurante em Porto Alegre e o garçom foi muito grosso. Aí na hora de sair, no caixa, eu deixei a chave do carro em cima do balcão e um homem me cutucou e perguntou se era minha e eu sorri, disse que sim e agradeci. Ele me olhou com uma cara que parecia que queria me matar, muito brabo.

Aí eu comecei a pensar em como as pessoas andam grossas e mal humoradas. Não que em Gramado e Canela não aconteça isso, mas em Porto Alegre está insuportável a ranzinisse das pessoas.

Todo mundo te olha sério, brabo. Nas lojas e restaurantes é uma grosseria só. No trânsito então, não dá nem pra falar. É qualquer coisinha e já saem te xingando. Ninguém mais dá bom dia pra um vizinho, nem segura a porta pra ele entrar. Ninguém mais sorri e, se tu falar na rua com alguém, meu deus!! Te olham como se tu fosse uma louca!

O que está acontecendo? Será medo? Será desconfiança?

Não sei o que é, mas isso é muito triste e nosso mundo está cada vez mais feio com tanta cara emburrada!

9 comentários:

  1. Não sei também, só sei que é isso mesmo. No ambiente de trabalho é a mesma coisa, ninguém fala bom dia e boa tarde, depois eu é que sou grossa...

    ResponderExcluir
  2. Nem me fala, vivo esse drama toda semana, e percebi que em POA 90% dos estabelecimentos me atendem super mal, e digo mal no sentido de parecer um crime só por estar ali dentro do estabelecimento, seja para fazer uma refeição ou para comprar algo, realmente isso esta bem presente nos últimos meses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, muitas vezes parece que estamos fazendo um favor de comprar em alguns lugares!

      Excluir
  3. Concordo 100%! As pessoas hoje estão muito individualistas e intolerantes. Só se preocupam com seus problemas e não tem tempo de prestar atenção no próximo. Por isso sou da filosofia do "Gentileza gera Gentileza" Apesar das grosserias o ideal é responder sempre com um sorriso. Claro, sempre que possível, pq também não somos de ferro né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Daiana! O problema são aqueles com o adesivo colado no carro (Gentileza gera gentileza) e que cortam a frente de todo mundo e quase passam por cima! E, com certeza, a melhor forma de combater mau humor é com um sorriso, desarma qualquer um!

      Excluir
    2. Eu sempre penso isso, quando alguém é muito grosso comigo eu sou o mais educada possível pra tentar desarmar a grosseria, é o melhor remédio.

      Excluir
  4. Numa época dita de concorrência tão acirrada, nem parece verdade, não é? Entramos numa loja e somos tratadas como um estorvo...
    As vendedoras, garçons e demais prestadores de serviço, muitas vezes te atendem com base na tua aparência (se estavas fazendo tua caminhada, de abrigo, não mereces a menor atenção...)
    Já ando com receio de falar com alguém na rua, ás vezes falo com a caixa, no supermercado, e ela não só não responde como, muitas vezes, nem me olha.
    Tudo bem que a vida tá difícil, mas com tanto mau humor a gente só torna ela MUITO pior...

    ResponderExcluir
  5. Ontem cheguei praticamente junto com minha vizinha de porta e fiquei a aguardando para pegarmos juntas o elevador...em vez de agradecer, ela disse que não precisava ter esperado, pq os elevadores chegam rápido qdo chamados...a coisa está tão disseminada que as pessoas nem reconhecem mais gentileza...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah, não só não reconhece como ainda prefere que as pessoas não sejam gentis.

      Excluir