terça-feira, 8 de maio de 2012

Sobre as Crianças



Eu não tenho filhos, e talvez não seja a pessoa certa para falar sobre isso, pois muitos vão dizer: "tu vai ver quando for com os teus".

Mas o que tenho observado nos dias de hoje, inclusive por trabalhar em um lugar onde frequentam muitas crianças com suas mães, é que as mães não sabem mais dizer que não pros filhos. As crianças fazem o que querem, mexem em tudo, bagunçam, jogam coisas no chão, tudo sob o olhar das mães que, a maioria das vezes, não falam nada ou não tomam uma atitude. Só falar "Fulaninho, não faz assim que é feio" ou "Olha a tia braba ali te olhando, vai te dar uma injeção", não vai fazer com que seus filhos fiquem bem educados.

Quando eu era pequena e minha mãe falava bem firme não, eu sabia o que isso significava e a cara feia já me assustava e eu sabia que não deveria fazer aquilo.

Crianças não são mini adultos e estão sendo tratados assim. As crianças não sabem o que é melhor pra elas, não sabem o que é certo e errado, não sabem fazer escolhas na vida e não sabem nada sobre ser bem educada. Simplemente porque são crianças!

Quem tem que fazer as escolhas e ensinar tudo são os pais, quem tem que dizer não são os pais, e não a tia que vai dar uma injeção! Ameaças não ensinam, o que ensina é conversa, é mostrar porque as coisas são certas ou erradas.

Afinal, tenho medo dos adolescentes que essas crianças vão virar!

7 comentários:

  1. minha experiencia como educador ainda eh pouca, mas o suficiente para ver que as crianças estao expostas a situaçoes as quais nao tem preparo para lidar, crianças com 11- 12 anos namoram, mas nao tem a capacidade de ler e entender um texto simples. algo está muito errado, principalmente na capacidade dos pais educar, dizer nao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, com 11 ou 12 estão namorando, aí como não estão acostumados a levar um não, quando levam um fora vão lá e matam, estupram, judiam, esse é o resultado da falta de educação!

      Excluir
  2. Eu acho que esse é reflexo de uma geração que só pensa no hoje, não programa o futuro. Hoje é melhor não se incomodar com os filhos, mas amanhã?

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho filhos e vou meter a boca no trombone, êêêêêêê!!!!

    E as escolas, Nessa, que orientam as mães a não frustrar as crianças falando não toda hora, para não cercear a criatividade zzzzzzz vira um bando de filhos de vó e de babá. Isso chega ao ponto de não corrigirem nem letra ilegível. Não tem mais exercício de caligrafia "para não traumatizar". Oi? Já ouviram falar de coordenação motora?

    Extrapolando, algum atleta já ganhou olimpíada sem se "traumatizar"? Já pensou, um técnico de time de basquete pedindo um tempo e falando mansinho com os jogadores "Olha a tia lá na torcida, ela não vai dar pirulito se vocês não virarem o placar. Vamos fazer direitinho, tá?"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei tua colocação Myrna, falou tudo, peloamordedeus, que traumatizar que não, traumatizados vão ficar os chefes desse povo, fico só imaginando, as pessoas chegando a hora que querem, saindo mais cedo, deixando de trabalhar, que horror vão ser esses profissionais!

      Excluir
    2. Concordo! Não tem essa de não traumatizar, por acaso algum de nós é traumatizado? E eu ouvi bastante não! E se era não, era não, não adiantava espernear, fazer manha, gritar. Concordo que tem algumas coisas que estão muito erradas também. São crianças pra algumas coisas e pra outras são tratados como adultos.

      Excluir
  4. Realmente é uma pena q os pais não se deem conta d q dizer um "naõ", ou mostrar atitudes q perturbam os outros, não vai causar trauma nenhum, vai simplesmente prepará-los p/a vida, onde ouvirão infindáveis "não", é prepará-los p/a frustração d seus desejos, o q, admitamos ou não faz parte da vida d todos!

    ResponderExcluir