terça-feira, 25 de setembro de 2012

Sobre Defender os Animais

Eu adoro animais! Mesmo! Morro de dor de ter que matar uma aranha e não mato mosquitos nem formigas! Adoro gatos, cachorros, passarinhos! Até de sapo eu gosto! Mas eu como carne.

Já reduzi meu consumo, e pelo menos duas vezes por semana eu não como carne. Sei que elas emitem muito metano (gases mesmo), que isso é prejudicial e tal. Mas não consigo nem pensar na idéia de não comer mais carne.

Uma amiga me emprestou um dvd sobre a matança dos animais, mas eu confesso que ainda não tive coragem de olhar. Não gostaria de sentir culpa cada vez que for comer um bife. Eu adoro carne, um dos maiores prazeres da minha vida é comer e não me imagino sem um churrasquinho.

O que sinto é que somos todos muito mal informados. Eu não sei realmente como acontece. Quem defende o vegetarianismo diz que os animais morrem de maneira cruel, os defensores da carne dizem que não é tanto assim. Alguns dizem que as peles dos animais são tiradas com os eles vivos, outros dizem que não. Se alguém puder me esclarecer isso, por favor, eu agradeço, pois sou ignorante nesse assunto.

Eu tenho algumas coisas de pele de coelho, assim como de couro, que comprei justamente porque, achei que os animais iam ser comidos. Eu não tenho coragem de usar igual, e tá tudo guardado lá num canto, não sei se vou usar ainda. Mas não gostaria de saber que os animais foram judiados para fazer isso.

O que não concordo é com hipocrisia. Tem muita gente aí que não come carne, se diz ecologicamente correto, mas usa cremes e produtos de beleza que são testados em animais. Justamente acho que falta esse tipo de informação. Esses dias vi no facebook um compartilhamento que dizia várias marcas que usam animais, mas até que ponto a informação é fidedigna? Informação de face eu não confio, mas não gostaria de usar produtos que testam em animais. Outra coisa é falar no modo como os animais são mortos. Por acaso morrer esmagado é uma boa maneira? Não é assim que matamos nossos insetos? Ou insetos são menos animais que os outros? E os seus animais de estimação? Comem ração? Sabem do que ela é feita né?

Resumindo, faço aquilo que acredito ser o certo, dentro das informações que eu tenho. Tenho duas gatinhas que foram adotadas, cuido dos animais, não mato nenhum deles se não for por extrema necessidade. Até na minha horta eu não coloco agrotóxicos e inseticidas, estou usando coisas que espantem as pragas e não matem. Gostaria de ser mais esclarecida sobre esse assunto, mas faço o melhor que posso. Não imponho o que penso pra ninguém.

Acho que existem muitas maneiras de ajudarmos a natureza e os animais. Adotando ao invés de comprar, colocando telas nas janelas pra impedir que os insetos entrem, cuidando bem dos nossos bichinhos de estimação e castrando par que não nasçam mais, divulgando as adoções nas redes sociais, reduzindo o consumo de carne. Não precisamos ser radicais! É clichê, mas se cada um fizer um pouquinho, somando é uma grande coisa!

E vocês? O que pensam sobre isso?

3 comentários:

  1. Legal! Achei que só receberia comentários negativos, hehe!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei, Vanessa, és uma cronista nata! Nunca tinha parado pra pensar nisso tudo e é sempre muito bom qdo alguma coisa tem o poder de fazer isso, nos fazer pensar... Parabéns!

    ResponderExcluir