terça-feira, 17 de abril de 2012

Sobre a Orkutização

Esse post resolvemos fazer em conjunto, pois é um assunto que vem sendo bastante discutido e que sempre estamos comentando.


Chegamos num tempo em que o acesso à internet já está disponível para muita gente, não digo a maioria da população porque isso não é verdade, mas de certa forma se popularizou e passou de uma coisa elitizada para as classes mais baixas também.

O termo orkutização surgiu justamente quando o Orkut, até então acesso de poucos, foi tomado por muita gente com seus erros de português e fotos sem noção, até então não vistos na internet. Isso migrou para o facebook e blogs e muita gente critica.

Surgiram blogs só para zoar disso, como o http://www.blogueirashame.blogspot.com/ e, na época do orkut, o Pérolas do Orkut, entre outros. Claro que acho tudo isso super engraçado, mas me pergunto até que ponto podemos ficar rindo e ridicularizando essas pessoas, pois será que é ruim que todos tenham acesso à internet? Somente quem é rico e sabe se vestir e falar português corretamente é que tem o direito de ter um blog ou um perfil no facebook?

Não vejo problema em zoar, acho engraçado, e até me irrito quando ficam compartilhando coisas sem sentido, sem ao menos saber quem escreveu aquelas frases, mas também acho que a internet está aí para isso e que agora todo mundo pode dizer o que pensa e colocar suas opiniões, sejam elas boas ou ruins, certas ou erradas.

Dentro do contexto em que cada pessoa vive, uma coisa que pra mim é horrível, pode fazer o maior sucesso. Tem roupas de marca caríssimas que também acho ridículas.

Então, acho legal sim rir, brincar, mas acho que tem que rolar o respeito de saber que todos podemos fazer papel de idiotas às vezes, pois ninguém está certo sempre. E, se não gosta, é só não acessar os blogs ou bloquear a pessoa no face e não se incomodar!  Vanessa





Ontem eu vi alguém postar no twitter que o Facebook atinge 72% da população brasileira, acho esse número alto, mas o que importa é que o acesso está aí para todos. Com essa massa de gente acessando a internet e a possibilidade de qualquer um poder criar um perfil e fazer um blog é claro que encontramos de tudo por aí.

realidade o que vemos na internet nada mais é do que a transposição do que vemos nas ruas, tem gente que fala/escreve errado, gente que se acha, gente que se veste bem, gente que se veste mal, gente popular, gente que sofre bulling, tem de tudo
.
Concordo que podemos filtrar o que vemos, apesar de as vezes isso ser difícil no momento que amigos próximo e queridos na vida real se mostram mala na vida cibernética. (quem sabe eu mesmo não sou dessas?)

Também acho que a partir do momento que tu abre um blog ou perfil público tu estás sujeito a sofrer "gongadas", esse é o preço, aí entra os sites que tiram sarro da galera que se expõe demais, se tu abre um blog de moda parte-se do pressuposto que tu gostas de moda e procura te informar, se tu comete algum erro crasso está sujeito a ser gongado, ninguém mandou se expor.

Resumindo, acho que ninguém pode ditar regras do que fazer e o que não fazer nas redes sociais, como esses dias eu vi falando do instagram, se o cadastro é meu, o perfil é meu eu posto a foto do que eu quiser, olha quem quer também, quem quiser compartilhar frases no Facebook, apesar de eu não achar legal, também tá liberado, pra isso existe o filtro do Facebook, agora, convençam-se, se expôs em blog tá sujeito a gongação, não tem perdão!  Melissa

Nenhum comentário:

Postar um comentário