quarta-feira, 11 de abril de 2012

Aborto



O tema do post de hoje é bem polêmico. Hoje a tarde, está acontecendo a votação que visa permitir o aborto em gravidez onde o feto é anencéfalo. Independente do que seja decidido hoje a tarde é importante pararmos para discutir o assunto. Não vou me posicionar, mas sugiro pesquisarmos sobre o assunto e pensarmos melhor. Hoje a tarde rolou a discussão forte no Twitter (me sigam @melfuhrmeister) e alguns eram totalmente contra, alguns totalmente a favor, outros em alguns casos. O fato é que a justiça brasileira demora muito para decidir se a grávida é elegível ou não ao aborto, quando este é autorizado ela já está com a gravidez avançada, o que aumenta o trauma e o sofrimento. Durante a discussão a Carol Rocha @tchulimtchulim sugeriu um documentário sobre o assunto, o "O Aborto dos Outros". Acho que assim como em outras questões polêmicas, a opinião de quem passou por isso é importante, no documentário eles expõem a visão dessas mulheres, além de fazer um apanhado sobre a situação do aborto no Brasil. Deixo aqui o link pro site do filme: http://www.oabortodosoutros.com.br/index_pt.html, e recomendo que procurem na internet o filme. Acho que deve ser bem interessante.

5 comentários:

  1. Bah, pra falar a verdade eu até achava que o aborto de anencéfalos já era permitido, e sinceramente nem acredito que isso está sendo discutido, já que pra mim é óbvio que deve ser legalizado! Outros tipos de aborto aí acho que já entra em uma loooonga discussão, mas no caso de estupro e anencefalia, tem que ser permitido, até pra diminuir o sofrimento da mãe! (Caso alguém não saiba, anencéfalo é o bebê que por uma mal formação nasce sem cérebro).

    ResponderExcluir
  2. Eu também achei que já era permitido. Mas fiquei sabendo que várias mães tiveram partos de bebes anencéfalos. Imagina o horror!

    ResponderExcluir
  3. Independente das crenças das pessoas, é importante ver o sofrimento da mãe...e prepará-la para a decisão que ela considerar a melhor, considerando todos prós e contras.

    ResponderExcluir
  4. Vou falar umas coisas sobre o aborto em geral: já fui radicalmente contra.
    Mas, hoje em dia, tenho tantas dúvidas...
    Trabalho a vida inteira em comunidades carentes e vejo tanta criança mal tratada e maltratada que não sei mais...
    A maternidade mesmo sem consciência é aprendizado para a mãe, assim como o abandono o é para o filho, dizem-me as teorias espiritualistas.
    Eu não sei...
    Mesmo em classes mais privilegiadas, já vi uma criança chegar e encerrar com a possibilidade de crescimento de mães despreparadas para a maternidade, pois só se prepara para ela quem a quer.
    Eu não sei...
    No entanto, há tantas "mães" sonhando com um bebê, com todas as condições de criá-lo e simplesmente não conseguem engravidar. Talvez a solução fosse fazer como nos EUA, q a mãe q não quer o bebê nem precisa abortá-lo pois pode entregá-lo em hospitais ou centros comunitários sem q nem seja identificada, não é?
    Eu não sei...

    ResponderExcluir
  5. Concordo! Talvez tenhamos que achar outras "alternativas" para essas crianças! Às vezes a burocracia atrapalha muito também na adoção!

    ResponderExcluir