terça-feira, 10 de abril de 2012

Sobre Como Gravar Nomes

vanessamelissafernandogabrielajoãoaugustomaria
beatrizcamilarodrigofláviofelipemariomarconelson
eliasjosianefabianepedronairericopatriciaana
bernardorosanecleusaluanaadrianoluciana
carolinagessijosepaularobertaraquel

Uma coisa que sempre tenho dificuldade é em gravar os nomes das pessoas novas que conheço, então andei pesquisando algumas técnicas para melhorar isso.

Acho muito importante lembrar o nome das pessoas, pois de certa forma, ao lembrar demonstramos interesse. Principalmente em relações comerciais, com clientes e parceiros.

Então, a primeira dica é preste bem atenção na pessoa quando for apresentada, tente não se distrair e escute bem o nome, preste atenção nas feições e nas características que são apresentadas. Por exemplo: "Esse é o Fulano, amigo do Ciclano, que trabalha na empresa X!".

Para lembrar depois, existem duas táticas que podem ser utilizadas. Uma delas é repetir o nome da pessoa: "Muito prazer, Fulano!". A repetição ajuda a gravar. A outra, que tenho utilizado mais, e pra mim ajuda bastante, é relacionar com uma outra pessoa que você conheça de mesmo nome. Fica muito mais fácil lembrar depois.

Espero que essas dicas ajudem, pois é muito chato depois de um tempo ficar perguntando o nome das pessoas, mil vezes! E tem muita gente que tem essa dificuldade!

Um comentário:

  1. Ótimas dicas, nunca tinha pensado na primeira mas, a segunda, uso direto. Inclusive, associo as duas. Por exemplo: Ah, que legal, não vou esquecer, é o nome do meu irmão ou da minha melhor amiga, etc.
    Também ajuda anotar, no geral nunca mais se precisa olhar a anotação.
    Mas não tem quem não goste de ser lembrado, não é? Então vale qualquer truque (to aceitando outros, hehe)

    ResponderExcluir