terça-feira, 29 de maio de 2012
Sobre o Egoísmo
Se tem uma coisa que me tira do sério é egoísmo!
E não falo de egoísmo com coisas, porque isso até eu sou um pouco. Falo de egoísmo na vida.
Pessoas que quase te derrubam se tu está no caminho delas. Que não pedem licença, que acham que sempre tem razão. Que impoem suas vontades sobre os outros e que se dane o mundo. Que cortam tua frente no trânsito. Que não se importam com a opinião de ninguém. Que não ouvem o que tu está falando pois só estão preocupadas em falar. Que judiam de bichos porque se acham superiores. Que só conseguem enxergar o próprio umbigo.
Eu poderia escrever páginas de exemplos, e diariamente vejo pessoas sendo egoístas e nem se dão conta!
Isso além de egoísmo é falta de educação. Pedir licença, agradecer, pedir desculpas só te fazem ser uma pessoa mais civilizada, humilde e melhor. Não tem nada de ruim.
Não ser egoísta é perceber seus atos e as pessoas que estão à nossa volta e se dar conta de que não estamos sozinhos nesse mundo!
sexta-feira, 25 de maio de 2012
Guacamole
Até eu conhecer guacamole eu não gostava de abacate, pois só conhecia a receita doce. Quando provei adorei e me acostumei tanto a comer que agora gosto do doce também!
Então, a receita pra quem já gosta e pra quem nunca comeu vale a pena experimentar, é muito bom!
Amasse com um garfo o abacate, tem que estar bem madurinho. Misture com o abacate esmagado meia cebola, um tomate, suco de um limão e sal e pimenta a gosto.
Barbadinha e fica ótimo para comer com nachos, ou até para colocar na salada e comida.
Delícia!
quinta-feira, 24 de maio de 2012
San Andres - Colombia
Sei que já falei da Colômbia, mas hoje vou falar especificamente de San Andres, porque várias pessoas me perguntam de lá.
Bem, lá é Caribe, com praias maravilhosas! O mar eles chamam de mar das 7 cores, porque ele tem várias tonalidades de azul e verde, lindo!
A ilha é basicamente isso, praias e free shops (que por sinal tem milhares e muito baratos). No primeiro dia que chegamos estava chovendo, então aproveitamos para ir nos free shops.
Em San Andres não tem muitos restaurantes, então o ideal é pegar um hotel bem legal, de preferência all inclusive, e curtir as coisas do hotel. Nós ficamos no Decameron Aquarium, que é esse aí de baixo. Muito legal o hotel, as torres ficam dentro da água e tem resturentes legais e uma piscina natural muito maravilhosa. Ele ainda fica bem pertinho dos free shops. As desvantagens foram: o check in, que foi muito demorado, pois eles só liberam os quartos umas duas da tarde e nós chegamos de manhã e tivemos que ficar esperando. A outra foi a reserva dos restaurantes que tinha que entrar numa fila umas sete e pouco da manhã pra conseguir os mais legais. Parecia SUS. Mas mesmo assim vale o investimento! Não vale a pena economizar no hotel!
Dos passeios que a gente fez, um foi um tour em volta da ilha, pra conhecer os principais pontos, como o Hoyo Soplador, que é uma pedra que jorra água pra cima, a piscina natural, que é essa aí embaixo e a Cueva de Morgan, uma caverna que o pirata Morgan escondia seus tesouros, tudo muito legal!
Aí também fizemos esse que chamam de Aquanautas, onde a gente fez um mergulho de 6m de profundidade com esses negócios na cabeça, muito muito legal! Não dá medo, é bem tranquilo!
E fomos ainda conhecer as ilhas Haye Caye, Johnny Caye e Aquário, onde dá pra fazer snorkel e ver milhares de peixes, bem no rasinho, pra quem tem medo de água. É muito maravihoso esse passeio, realmente imperdível!
Tudo é muito lindo! Não é um lugar tão caro pra conhecer e vale muito a pena! Recomendo demais! Lá a língua nativa é o criollo, que é bem engraçado, não dá pra entender nada, mas eles falam inglês e espanhol, então tranquilo pra se virar. As pessoas foram todas super simpáticas, fomos muito bem atendidas em todos os lugares! Adorei!
terça-feira, 22 de maio de 2012
Sobre a Grosseria
Esses dias eu estava em um restaurante em Porto Alegre e o garçom foi muito grosso. Aí na hora de sair, no caixa, eu deixei a chave do carro em cima do balcão e um homem me cutucou e perguntou se era minha e eu sorri, disse que sim e agradeci. Ele me olhou com uma cara que parecia que queria me matar, muito brabo.
Aí eu comecei a pensar em como as pessoas andam grossas e mal humoradas. Não que em Gramado e Canela não aconteça isso, mas em Porto Alegre está insuportável a ranzinisse das pessoas.
Todo mundo te olha sério, brabo. Nas lojas e restaurantes é uma grosseria só. No trânsito então, não dá nem pra falar. É qualquer coisinha e já saem te xingando. Ninguém mais dá bom dia pra um vizinho, nem segura a porta pra ele entrar. Ninguém mais sorri e, se tu falar na rua com alguém, meu deus!! Te olham como se tu fosse uma louca!
O que está acontecendo? Será medo? Será desconfiança?
Não sei o que é, mas isso é muito triste e nosso mundo está cada vez mais feio com tanta cara emburrada!
quarta-feira, 16 de maio de 2012
O Estrangeiro
Sabe o que é pegar um livro e não conseguir parar de ler? Ontem foi assim com O Estrangeiro (Albert Camus), e acabei lendo ele todo. Tá, tudo bem que é fininho, mas ele é muito bom e prende a atenção desde a primeira página. Eu ia deixar pra falar sobre ele depois do encontro do clube do livro, mas como já li, resolvi falar agora. Até pra inspirar quem não leu, pois o encontro é dia 31, ainda dá tempo!
Ele conta a história de um homem que vive tranquilamente, sem se preocupar muito com nada e até com uma atitude meio apática em relação à vida. Até que se envolve em uma situação que acaba por mudar o rumo das coisas. Ao final do livro, a personagem faz uma análise pessoal e da vida muito legal, como uma espécie de compreendimento e libertação de tudo.
O livro é maravilhoso e não dá pra parar de ler! Não vou contar muito pra não perder a graça. E uma curiosidade, o filme O Homem que Não Estava Lá, dos Irmãos Cohen (que eu adoro), foi inspirado neste livro. Mas outra hora comento o filme! Recomendo muito os dois!
terça-feira, 15 de maio de 2012
Sobre a Corrupção
Ano eleitoral, pipocam acusações, textos e gente enchendo a boca pra falar sobra a corrupção! E não estou aqui para defender nenhum político, nem pra diminuir a culpa deles. Nem quero dar lição de moral em ninguém, é só pra fazer pensar...
Só que esses dias comecei a pensar sobre o assunto, quando fui em uma loja pagar um conserto que esqueceram de me cobrar, fazia uns seis meses e a vendedora ficou muito admirada!
Outro dia também faltou luz num restaurante que a Melissa estava e não deu pra passar nenhum cartão. Dias depois ela voltou lá para pagar e a vendedora comentou que ela era a única pessoa que tinha voltado até então.
Então comecei a pensar, que é muito fácil falar da corrupção dos outros, mas e a nossa própria corrupção? Você faz gato da net? Você entra em shows e cinemas com carteirinha de estudante vencida há séculos? Você dá um jeitinho de não pagar o imposto de renda que deveria? Não avisa quando um preço passa errado no caixa, ou te dão troco a mais?
Então você também é corrupto! E eu sei, agora vem as mil desculpas, o imposto não é usado como deveria, as coisas são muito caras, eu pago tudo e não ganho nada... Sempre tem uma desculpa e, com certeza, o político que rouba milhões também deve ter a dele.
Então, antes de encher a boca pra falar dos outros vamos olhar pra nós mesmos, pois o jeitinho brasileiro e a malandragem estão por aí, e não deixa de ser corrupção. Posso ser a única brasileira trouxa, mas prefiro ter minha consciência tranquila e depois poder me indignar com a situação da nossa política!
segunda-feira, 14 de maio de 2012
Como evitar a gripe
Estamos em época de campanha de vacinação contra a gripe, e esse ano, entram no calendário os idosos, gestantes e crianças de 6 meses até 2 anos.
E, como muita gente fica de fora, vou dar umas dicas de como não pegar gripe!
A primeira coisa é entender como ela é transmitida, que é somente por contato, gotículas respiratórias. Então, alguém com gripe espirra na tua cara, vai pegar gripe. Alguém gripado passa a mão no nariz e depois em alguma superfície que tu tocar, vai pegar gripe.
Frio não dá gripe, ar não dá gripe, água não dá gripe.
A gripe existe também no verão, mas como no inverno os ambientes estão mais fechados, facilita o contágio.
Então, a primeira coisa a fazer é tentar manter a imunidade alta, agora no inverno, pois a tendência é que ela baixe. Se aquecer, não ficar com roupas molhadas, se alimentar bem, são maneiras de se manter mais forte.
Deixar os ambientes ventilados. Tá, eu sei que no inverno é difícil, mas quando não estiver em casa, deixem ela bem aberta, fechem só quando chegarem.
E o principal, muito importante e que quem fizer não vai ter gripe! Lavar as mãos! Tem que lavar, toda hora, passar álcool. Na época da H1N1 todo mundo estava usando o álcool gel. Isso não mudou, tem que continuar usando, pois se higienizarmos as mãos não levaremos o vírus até nós.
E, por último, não confundam gripe com resfriado! Gripe tem febre! Se é dor de garganta, tosse, nariz escorrendo, mas não tem febre, é resfriado. E resfriado, dificilmente passaremos um inverno sem pegar nenhum...
domingo, 13 de maio de 2012
Feliz Dia das Mães
"Ela nos carregou em seu corpo por nove meses, suportando desconforto e talvez enfermidade para nos oferecer um nascimento humano. Quando estávamos indefesos no berço, nossa mãe nos dedicou cuidado e proteção para que pudéssemos crescer fortes e sadios. Ela salvou nossa vida, quando crianças, vez após vez, protegendo-nos de cair, de comer coisas que nos deixariam doentes, de nos aproximar demais do fogo, da água, do trânsito." (Chagdug Tulku Rinpoche).
Feliz dia das mães pra todas elas!!!
sexta-feira, 11 de maio de 2012
Risoto de Cerveja Preta com Cogumelos
Fim de semana passado eu queria fazer umas experiências fotográficas com comidas, então fiquei pensando em algum prato que ficasse bonitinho e acabei inventando uma receita de risoto que ficou muito boa.
Eu tinha uma receita de carne com cerveja preta e acabei mudando um pouco e fazendo o risoto pra deixar a carne sem nada.
Então:
Fritei uma cebola pequena em cubinhos e uma xícara de arroz arbóreo, aí fui acrescentando uma latinha de cerveja preta e deixando cozinhar um pouquinho. Aí depois fui acrescentando água devagarinho, como um risoto normal e deixei ir cozinhando. Temperei com sal, pimenta e meio pacote de creme de cebola. Tem que ir mexendo sempre e colocando água., até cozinhar. No final coloquei um potinho de champignon picadinho. Ficou muito bom, fiz uma saladinha pra acompanhar e uns medalhões de filé.
A única coisa é que da próxima vez vou colocar um saquinho inteiro de creme de cebola, pois não temperou quase, acho que com um inteiro nem precisa colocar sal. E dá pra substituir os champignons por cogumelos frescos pra ficar melhor ainda (por aqui é meio difícil de achar).
Espero que gostem!
Trilogia do Apartamento
Essa semana assisti Repulsa ao Sexo, filme da trilogia do apartamento de Roman Polanski. Fazem parte da trilogia este, de 1965, O Bebê de Rosemary (1968) e O Inquilino (1976).
Repulsa ao Sexo conta a história de uma mulher, interpretada por Catherine Deneuve, que fica sozinha em um apartamento onde vive com a irmã e começa a enlouquecer.
O Bebê de Rosemarie, filme que ficou mais famoso da trilogia, conta a história de um casal, que se muda e começa a conviver com seus vizinhos. A mulher, Rosemary, começa a enlouquecer também, achando que está grávida do diabo.
E, o último, o Inquilino, conta a história de um homem, interpretado pelo próprio Polanski, que também se muda para um apartamento, onde morava uma mulher que se suicidou. Começa então a achar que seus vizinhos armaram um complô para que ele se mate também.
Os três filmes são muito bons, o Repulsa foi o que achei piorzinho dos três, mas é legal também. Todos eles tratam de um terror meio psicológico e todos se passam dentro de apartamentos antigos. Muito interessantes e recomendo os três, prendem a atenção e a direção é ótima!
Repulsa ao Sexo conta a história de uma mulher, interpretada por Catherine Deneuve, que fica sozinha em um apartamento onde vive com a irmã e começa a enlouquecer.
O Bebê de Rosemarie, filme que ficou mais famoso da trilogia, conta a história de um casal, que se muda e começa a conviver com seus vizinhos. A mulher, Rosemary, começa a enlouquecer também, achando que está grávida do diabo.
E, o último, o Inquilino, conta a história de um homem, interpretado pelo próprio Polanski, que também se muda para um apartamento, onde morava uma mulher que se suicidou. Começa então a achar que seus vizinhos armaram um complô para que ele se mate também.
Os três filmes são muito bons, o Repulsa foi o que achei piorzinho dos três, mas é legal também. Todos eles tratam de um terror meio psicológico e todos se passam dentro de apartamentos antigos. Muito interessantes e recomendo os três, prendem a atenção e a direção é ótima!
terça-feira, 8 de maio de 2012
Sobre as Crianças
Eu não tenho filhos, e talvez não seja a pessoa certa para falar sobre isso, pois muitos vão dizer: "tu vai ver quando for com os teus".
Mas o que tenho observado nos dias de hoje, inclusive por trabalhar em um lugar onde frequentam muitas crianças com suas mães, é que as mães não sabem mais dizer que não pros filhos. As crianças fazem o que querem, mexem em tudo, bagunçam, jogam coisas no chão, tudo sob o olhar das mães que, a maioria das vezes, não falam nada ou não tomam uma atitude. Só falar "Fulaninho, não faz assim que é feio" ou "Olha a tia braba ali te olhando, vai te dar uma injeção", não vai fazer com que seus filhos fiquem bem educados.
Quando eu era pequena e minha mãe falava bem firme não, eu sabia o que isso significava e a cara feia já me assustava e eu sabia que não deveria fazer aquilo.
Crianças não são mini adultos e estão sendo tratados assim. As crianças não sabem o que é melhor pra elas, não sabem o que é certo e errado, não sabem fazer escolhas na vida e não sabem nada sobre ser bem educada. Simplemente porque são crianças!
Quem tem que fazer as escolhas e ensinar tudo são os pais, quem tem que dizer não são os pais, e não a tia que vai dar uma injeção! Ameaças não ensinam, o que ensina é conversa, é mostrar porque as coisas são certas ou erradas.
Afinal, tenho medo dos adolescentes que essas crianças vão virar!
segunda-feira, 7 de maio de 2012
O Que Não Fazer em Caso de Queimaduras
Uma coisa que sempre vejo são orientações absurdas sobre queimaduras. Então, resolvi fazer um post com dicas do que não fazer em caso de queimaduras.
Colocar pasta de dente pode?
Colocar maisena pode?
Colocar farinha pode?
A resposta pra tudo isso é nããããoooo. Não coloquem nada disso, pois isso só piora, e ainda gruda na pele que está super sensível e dificulta na hora de limpar, fica tudo grudado. Não coloquem nada!
E furar as bolhas?
Também nããããooo. Se fez bolhinhas o ideal é esperar o corpo reabsorver água, nunca furar, pois a pele fica exposta e dificulta a cicatrização.
Mas então o que fazer?
Pra aliviar a dor, água gelada e gelo (se bem que quando tirar a dor parece maior ainda). Mas queimadura não tem muito o que fazer. Limpar bem a área e cobrir pra não ficar encostando em tudo e piorar.
Se for grave, hospital. Se grudou a roupa, hospital. Nunca arranquem!
E, antes de acreditar em lendas que contam por aí, consultem alguém da área da saúde pra saber se é verdade, pois muitas vezes podemos estar só piorando a situação!
sexta-feira, 4 de maio de 2012
Como fazer arroz
Seguindo com as receitinhas básicas, hoje vou falar sobre fazer arroz. É bem simples e não tem muito mistério.
Eu faço, uma medida de arroz para duas de água. Primeiro frito o arroz com um pouquinho de óleo que ajuda a não ficar grudado depois. Aí é só colocar a água e esperar ferver. Diminui o fogo e deixa ficar sequinho, com a tampa meio aberta.
Eu gosto de depois de pronto misturar bem ele e fechar a panela com a tampa pra ficar abafadinho, fica melhor.
Tem gente que gosta de fritar um alho ou cebola junto, sempre dá pra incrementar um pouco, às vezes coloco um pouquinho de gengibre também.
Mas normalmente, no dia a dia, não coloco nada, nem sal. Normalmente não comemos arroz puro e sim com algum molhinho, algum acompanhamento, então deixo pra temperar os molhos e o resto da comida e economizar na quantidade de sal no arroz!
quinta-feira, 3 de maio de 2012
Baar Fun Fun - Montevideo
Eu tava aqui pensando no que ia postar hoje sobre mundo, pois não conheço tantos lugares pra sempre ter assunto, hehe.
Então lembrei de uma super dica que é o Bar Fun Fun em Montevideo. Fica atrás do teatro Solis, na Ciudadela.
Ele é um bar bem antigão, de 1895, que toca tango em algumas noites, dizem que o Gardel tocava lá. É muito legal, no dia que eu fui tinha essa senhora cantando, muito lindo!
É um lugar bem tradicional do Uruguai e que vale muito a pena conhecer, é muito divertido.
Eles servem uma bebida tradicional do bar, chamada Uvita, e só é possível provar lá, bem interessante.
Então, pra quem vai pra Montevideo, é um lugar imperdível, vale a pena conhecer! Mais informações sobre o bar aqui, até porque o lugar é super bonito e eu não tirei nenhuma foto legal!
quarta-feira, 2 de maio de 2012
O Lobo da Estepe
Hoje vou falar sobre o último livro que li, que foi o que discutimos no Clube do livro de canela, quinta passada. O Livro foi O Lobo da Estepe, de Hermann Hesse, escrito em 1927. Foi um livro bem marcante na década de 60, sendo bastante apreciado e discutido pelos jovens da época.
É um romance que conta a história do personagem Harry Haller, um homem com seus 50 anos, que não gosta da burguesia e de muitos contatos sociais. Ele conhece então uma mulher que vai mudar sua maneira de ver as coisas.
O livro é muito bom, mas bem denso. Tem 200 páginas, mas parece ter 500. É pesadinho de ler, mas muito interessante e a forma que termina é bem diferente e surpreendente! Valeu umas boas discussões no Clube! Quero com certeza ler de novo daqui um tempo, pois acho que é um livro que quanto mais se lê, mais se aproveita.
E, pra quem quiser participar do próximo encontro do Clube, será no dia 31 de maio, no Empório Canela, às 19h30 e o livro da vez será O Estrangeiro, de Albert Camus.
terça-feira, 1 de maio de 2012
Sobre viver em uma novela
Depois desse post muita gente vai me chamar de ranzinza, de polêmica, de chata e de várias outras coisas. Mas já to até acostumada. E, já que fiquei vários dias sem postar nada, vou colocar um post polêmico, hehe!
Uma coisa que tem me irritado bastante nos últimos tempos é a mania do ser humano de achar que vive em uma novela. Parece que a vida só tem graça se for cheia de tramóias. Tem que ter inimigos, fofoca, inveja, traições, armações. Tem que ter paixões profundas e trágicas, tudo com muita emoção.
Sei lá, mas minha vida é muito mais simples que isso, e apesar de achar que ela é tri boa, não acho que eu sou um personagem tão importante assim que as pessoas vão ficar invejando e botando olho gordo!
Aconteceu recentemente de conhecer pessoas novas e parece que todo mundo já tem que vir com um rótulo. A famosa pergunta: "Como ele (a) é?". O fulano está de namorada nova: como ela é? , a fulana vai trabalhar comigo, ou ser minha chefe: como ela é?
E aí, não importa como você é, importa a idéia que as pessoas tem de você, ela é filha da fulana, ela estudou em tal lugar, ela trabalhou lá e agia assim, ela é assim.
Posso estar errada, e até me decepcionar depois, mas prefiro fazer meu próprio julgamento sobre as pessoas. Prefiro acreditar e gostar até que a própria pessoa me mostre que não devo. Prefiro confiar. Se eu estiver errada, a própria pessoa vai me mostrar isso e não precisa mais ninguém me dizer. E aí eu vou admitir: "realmente, eu estava errada em relação à essa pessoa".
Às vezes o contrário também acontece, achamos que uma pessoa é super chata e quando conhecemos vemos que ela é legal.
Então, prefiro viver com mais tranquilidade e não me preocupar tanto com as pilantragens, emoções, traições e vinganças.
E vamos ver menos novela, né, minha gente?
Assinar:
Postagens (Atom)