sexta-feira, 20 de julho de 2012

Jaba e Publicidade em Blogs

Esse é um questionamento que eu faço a mim mesma desde que o assunto entrou em pauta. O que pode ser considerado jabá? O que seria suborno e o que é publicidade? Até onde eu iria por dinheiro. Será que se uma marca me oferecesse "presentes" eu não falaria bem dela no meu blog? No trabalho por diversas vezes ganhei amostras de produtos e conforme essas amostras são apresentadas eu confesso que crio simpatia por elas, uma embalagem legal, uma cartinha junto a peça, uma sacola descolada. Tudo isso me faz gostar mais do produto e quem sabe querer falar bem dele pra todo mundo. Claro que existe ética, eu acho tranquilo dizer que ganhou de presente e gostou. Ridículo é dizer que estava caminhando na rua e tropeçou no produto, isso é enganação!

Quando pensamos na palavra suborno, já fica mais pesado. Te pago 9 mil pra falar bem da minha marca como se fosse a tua opinião. E aí? Como fica? Sinceramente não sei, 9 mil, 10 mil, 20 mil fariam diferença na minha vida, será que eu diria que não?

Vou deixar a pergunta no ar e quero saber a opinião de vocês nos comentários!

3 comentários:

  1. E se o produto for uma merda? suas leitoras vão comprar e ver que foram enganadas, e depois sua credibilidade? sua consciência? Eu tenho um blog mais não venderia minha opinião por dinheiro nenhum! Não só pelas minhas leitoras como por mim mesmo! minha opinião e minha palavram pra mim valem muito! ninguém me compra jamais!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que se for avisado que é publicidade ou algum brinde que a pessoa ganhou não tem problema nenhum, isso se achar que o Produto é bom mesmo! Porque tipo a Xuxa fazendo propaganda da monange quando é obvio que ela não usa, não tem nada a ver...

    ResponderExcluir
  3. Jabá é jabá. publicidade é publicidade. Post pagos quando ruim, é muito chato e constrangedor. Mas como é que ganhariam dinheiro? Jabá e tirar lugar público (caso de radios e tvs abertas) para colocar o determinado artista. Aí é sacangem. 20k para dizer que a monange é boa no meu comentário? Passo a usar monange na hora para não parecer fake. ;) Bjos Gurias!

    ResponderExcluir