sábado, 3 de agosto de 2013

Balad of a Thin Cat



Acordou em um pulo com uma vontade súbita de lamber seu braço. Sentia um gosto amargo na boca, algo preso em sua garganta. Levantou para tomar água. No escuro a viu deitada na cama. Demorou para reconhecer o ambiente à sua volta. Confusão. Dormira o dia todo. Depois daquele acidente sua coluna nunca mais fora a mesma. Algo acontece, mas não sabe o que é. Você sabe, Mr. Jones? 

Completo silencio. Pensa em comer, mas não tem forças. Lembra de quando caíra. Liberdade? Melhor não.  O que ficou foi um nariz machucado e muito medo. Quantas vezes pensara em fugir. Insegurança? Perigo? Algo acontece, mas não sabe o que é. Você sabe, Mr. Jones? 

Qualquer barulho a deixa alerta. Mas não se sente sozinha. Ela esta sempre por ali, já a defendera em inúmeras brigas. Aqueceram-se. Às vezes, só sua presença. Aparentara ser mais corajosa. Mas nem sempre. Algo acontece, mas não sabe o que é. Você sabe, Mr. Jones?

Hoje espera, sem saber. Quieta. No quarto escuro a observa e reflete. Seu sono a tranqüiliza. Seguranca? amizade? amor? Algo acontece, mas não sabe o que é. Você sabe, Mr. Jones?

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Sobre os Médicos e a Saúde Pública



Acabei de ler mais um texto de chororô de um médico por causa da vinda dos cubanos, proposta pela presidenta Dilma.

E, mais uma vez me revolto com essa classe. 

Acho ótima essa vinda dos médicos cubanos para o Brasil, quem sabe assim, eles não fazem o que você, médico brasileiro não quer fazer!

Vejo e vivo diariamente com eles e trabalho em saúde pública e vejo que, muitas vezes, o que estraga tudo são os próprios!

Sim, os profissionais que se acham deuses, seres super superiores a tudo e todos. Que, como dizia nesse texto, salvam vidas e depois tem que receber ordens de uma enfermeira. Pois saiba que enfermeiras estudam administração e gerenciamento de equipes. Por mais que não goste, esse é o nosso trabalho! E igual, ganhamos metade do que vocês ganham! Quero que me apontem uma empresa em que isso aconteça (hierarquia não relacionada a salário), mas tudo bem!

Me desculpem, mas em posto de saúde ninguém salva vidas. Vocês dão paracetamol e diclofenaco! Isso se o bloquinho e a caneta estiverem em cima da mesa, senão já viu!

Não estou desmerecendo o trabalho de ninguém, só estou dizendo que numa UBS, cada um tem sua função! Ninguém é mais ou menos! A saúde publica preconiza o trabalho multi e interdiscilinar, e caso você não saiba, é trabalho em equipe! Desde a pessoa que limpa, o técnico de enfermagem, a enfermeira , o dentista, o medico, o fisioterapeuta, o farmacêutico, o agente de saúde... Todos trabalhando em equipe!
Agora, se um membro da equipe pode fazer o horário que bem entende, atender nos dias que quer, quantos pacientes ele quer, já começa tudo errado!

Vejo muitos (se não todos) médicos trabalhando em saúde pública como se fosse um bico, dinheirinho garantido, todos os direitos! Barbadinha! Mas e a dedicação? E o comprometimento? Sei que tem alguns que fazem especialização na área, que realmente gostam, mas, no momento, não conheço nenhum!

Saúde publica não é brincadeira!

E, me desculpa sr. dr., você estudou 6 anos pra ser clinico geral e eu 5. Agora me diga, que profissional, em qualquer área, pode fazer hoje em dia a faculdade e deu? Existe uma coisa chamada pós-graduação, que a maioria das pessoas que querem ganhar um pouquinho melhor (nada nem perto do seu salário) tem que fazer. Por sinal, para trabalhar com saúde publica o senhor também deveria ter feito!

Pra ainda ter que ler um texto que diz que ele é um médico e não um profissional de saúde como a presidenta se refere! Me poupe! Não tem perfil? Trabalhe em outra coisa e deixe que os médicos cubanos que querem venham fazer isso!

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Fotos da Manifestação Pacífica de Gramado e Canela

Domingo aconteceu a manifestação de Gramado e Canela. Foi lindo, totalmente pacífica e reuniu umas 4000 pessoas. Caminhamos de Canela até Gramado, gritando, cantando e eu, tirando muitas fotos.

Algumas vou colocar aqui pra vocês verem!

















sexta-feira, 21 de junho de 2013

Sobre as Manifestações

Durante toda a semana eu fiquei pensando se iria postar alguma coisa sobre o que esta acontecendo no Brasil. E, confesso que, se eu tivesse escrito alguma coisa no inicio da semana, minha opinião seria totalmente diferente da de hoje. Vou colocar mais ou menos o que ja falei no facebook.

Quem me acompanha sabe que desde o inicio fui à favor dos protestos. Fui nos que estavam ao meu alcance e ainda irei no de Canela, porque realmente acredito que será pacifico. Mas:

1- tenho visto muita gente que sempre falou mal ou nunca se envolveu em política participando, e eu realmente gostaria de acreditar que essas pessoas acordaram. Mas não consigo, sorry...

2- tem muita gente (eu sei que é minoria, não estou colocando tudo no mesmo saco e sei que a intenção da maioria é boa) se aproveitando para roubar e destruir coisas sem propósito nenhum.

3- essa mudança na cobertura da Globo, que agora noticia tudo como se fosse uma festa, realmente tem me irritado!

Então, me julguem se quiserem, mas acho que sábio é aquele que sabe quando brigar, mas também sabe a hora de parar!

Acho que os protestos deveriam parar!!!

Pelo menos até as coisas se acalmarem e pensarmos em uma nova estratégia! Isso não vai acabar bem, do jeito que esta indo!

E, pra quem realmente acordou, não durmam de novo!! Porque política influencia, sim, na vida de todos!!

Vai Brasil!!! A mudança ja começou!!!



quarta-feira, 5 de junho de 2013

Sobre Trabalho

                            

Acho que todo mundo tem dias que quer largar tudo pro ar! Todo trabalho tem momentos extremamente irritantes, desgastantes e estressantes. Hoje, até não é um dia desses, mas me pego frequentemente questionando meu trabalho.

Iimaginem se a gente pudesse fazer só aquilo que mais gosta e ainda ganhar dinheiro com isso? Tem gente que tem a sorte de fazer exatamente o que gosta, mas não estou falando de profissões tradicionais.

Eu, por exemplo daria uma ótima leitora de livros. Poderia ser também: afofadora de gatos, experimentadora de pratos (de restaurantes caros, de preferência), fotógrafa de florzinhas, blogueira (tá, eu sei que tem gente que vive disso, mas realidade muitooo distante pra mim), navegadora de internet, experimentadora de cosméticos, assistidora de filmes, compradora de roupas. Nossa, tem tanta coisa que eu gosto de fazer! E, tudo isso eu iria ganhar por produção, quanto mais fizesse, mais dinheiro eu ganharia.

Tem gente que ia adorar ser inventora de modas, fechadora de gazes (eu conheço essas). Ia ter aqueles provadores de cervejas, cantores de chuveiro, tocador de violão em rodinhas, batedores de papo. Só fazer aquilo que gosta mesmo!

Que bobagem!

Enfim, fiz esse post pra descontrair mesmo, e porque acho que todo mundo tem dias que cansa do que faz, que acha que não ganha o suficiente, que não é reconhecido, que é cobrado demais. E, todo trabalho tem disso mesmo! Então, o negócio é saber aproveitar os momentos que temos para fazer o que bem entendemos, não se apegar tanto ao trabalho e usufruir de tudo que ele pode nos proporcionar, também, fora dele. E, dentro do trabalho, sempre tentar fazer o melhor, mesmo muitas vezes não sendo exatamente aquilo que imaginávamos!

E vocês, o que gostariam de fazer realmente?
 

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Sobre Ter Filhos



Eu cheguei em uma idade que começa a pressão sobre ter filhos. Todo mundo pergunta, os amigos começam a ter, começa a dar vontade, relógio biológico, né?

Mas aí, falando com pessoas que tem filhos, eu comecei a pensar. Só o que eu escuto hoje em dia é: "tu nunca mais vai dormir", "quando eles param tu até acha que tá no paraíso", "aproveita pra pintar os cabelos agora, grávida não pode", "aproveita pra comprar coisas pra ti agora, depois tu não vai poder", "tu não pode tomar um banho sem ter alguém olhando o nenê", "eu não tenho mais vida", e por aí vai...

Gente, tudo isso eu ouvi mesmo! Teve um casal que disse "isso é muito bom!", mas foi o único!

Aí eu fico pensando, se eu não vou mais ter vida, não vou poder fazer nada, não vou ter dinheiro, não vou mais dormir (coisa que amo), não vou mais comprar nada pra mim, não vou ter um minuto de silêncio, vou virar um bagaço, feia, gorda porque não vou ter mais um segundo pra mim, minha vida vai virar um inferno!

Sério, alguém pode me dizer o lado bom de ter filhos? Eu sempre pensei que não ia me importar de não comprar coisas pra mim porque eu ia querer comprar pros meus filhos. Sempre achei que não ia me importar de acordar de noite com o nenê chorando, pois posso dormir quando ele parar. Sempre achei que ter crianças em casa ia trazer alegria, e não barulho!

Por favor, se eu estou errada e ter filhos é realmente tão ruim, alguém me avisa antes que eu tenha! Ou será que é só a mania atual de estar sempre reclamando de tudo?

segunda-feira, 22 de abril de 2013

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Feliz, feliz!!!

Hoje vou me exibir um pouquinho!!

Lembram do meu tcc do curso de fotografia? Pra quem não viu, aqui! Pois é, eu achei que nem tinha ido muito bem, mas essa semana saiu a relação dos alunos que mais se destacaram, e adivinha?

Ganhei o curso premium!! To muito feliz, nem acredito!! Vai ser um curso ministrado pelo curador Bernardo de Souza, em quatro encontros, em maio! Depois conto pra vocês como foi!!

Essas fotos eu roubei do site da ESPM (autores Eduardo Biermann e Camilo Santa Helena, respectivamente), quem quiser ler, o link é esse!!



Olhem eu nervosona, bem na frente, cochichando!!! hahaha!!

terça-feira, 26 de março de 2013

Porto Alegre!!

Parabéns Porto Alegre!!! Minha cidade, onde nasci e passei maior parte da minha vida! Apesar de tudo, ainda te adoro!!

quinta-feira, 21 de março de 2013

Sobre os Idosos


Essa semana aconteceu um fato lá no posto de saúde que eu trabalho, e normalmente, não costumo falar do meu trabalho, mas isso é uma coisa que tenho pensado faz tempo e que só se confirmou. Aí segui o conselho de uma colega de trabalho (Camila), que disse: "porque tu não fala sobre isso no blog?".

Então, o que aconteceu foi o seguinte: segundas sempre temos uma filona enorme de manhã no posto, que é quando as pessoas vêm marcar suas consultas. Aí, uma mulher com seus, provavelmente, 60 anos e 1 dia, veio ao balcão perguntar sobre a preferência para os idosos. Eu expliquei que eles tem consultas reservadas e também são sempre passados na frente no dia da consulta. Mas não, ela queria passar na frente de todo mundo, inclusive de senhorinhas e senhorinhos de 80 anos. Acabou que ela se enrolou e não queria entrar na fila e acabou ficando sem vaga, aí vocês imaginem o barracão! Só pra explicar, não temos uma fila de idosos porque o bairro tem por característica a população idosa, isso sendo quase dois terços do total de pessoas que procuram atendimento médico. Se fizermos uma fila só para idosos, os que não são não vão nem ter chance de consultar.

Aí começo a me perguntar, será que hoje em dia, uma pessoa com 60 anos é idosa? Pela lei sim. Mas no dia a dia? Minha mãe tem 60 anos, meu pai, minha sogra, meu sogro. Todos tem 60 anos ou mais. Não os considero pessoas idosas, que necessitam de um atendimento prioritário.

Podem me jogar pedras, mas acho muito injusto quando vou correndo no meu horário de almoço no banco, e tenho que ficar horas esperando porque os idosos passam sempre na frente. Muitos chegam e vão direto no caixa e eu, que tenho horário apertado, tenho que ficar horas.

Acho injusto, no meu posto, quando pessoas que não tem 60 anos vão cedinho pra fila, marcam consulta cedo pra serem um dos primeiros e acabam ficando por último pois os idosos passam na frente.

Concordo com a preferência pra idosos. Se é uma pessoa bem velhinha, com dificuldades, óbvio que não tem que ficar esperando. Mas tenho visto muita gente que não precisa se aproveitando da situação (velho jeitinho brasileiro). Acho que isso deveria ser repensado. Sei lá, colocar o atendimento preferencial pra idosos em horários que não são o de maior volume de pessoas, ou aumentar essa preferência para uns 70 anos.

Hoje em dia ter 60 anos, com saúde, não é mais ser idoso. Tem muito sessentão dando banho em  gente muito mais nova!

sexta-feira, 8 de março de 2013

Sobre as Mulheres



Hoje é o dia internacional da mulher, coisa que acho meio boba, mas resolvi falar um pouquinho sobre o que é ser mulher nos dias de hoje. Espero não soar muito clichê.

Antigamente, as mulheres eram as responsáveis pela casa. Pelos filhos. Submissas aos homens, não podiam trabalhar fora. Cuidavam da comida, das crianças, limpavam, lavavam, passavam.

Aí elas foram às ruas, exigiram seus direitos. Passaram a votar, passaram a trabalhar. E, de lá pra cá o que mudou?

Sim, temos direitos. Mas nossos deveres só aumentaram. A mulher hoje tem que trabalhar e ser bem sucedida. Tem que ganhar bem pra dividir por igual as contas. Mas, e o resto? A mulher continua cuidando da comida, das crianças, limpando, lavando, passando. A responsabilidade por essas coisas está looonge de ser dividida por igual com os homens (pelo menos na maioria das casas que conheço).

A mulher é trabalhadora, dona de casa, faz compras, cuida das finanças, cuida das crianças, cuida dos animais de estimação, vai na academia.

Temos que ser inteligentes, bem sucedidas, e ainda por cima lindas.  E, infelizmente, ainda somos mais mal remuneradas no mercado de trabalho. Então, me desculpem, mas muito conveniente para os homens, que cada vez tem menos responsabilidades e, vejo muito por aí, cada vez batalham menos. A principal reclamação que vejo da maioria das mulheres é que os homens estão muito acomodados. Será?

Mas, apesar de tudo isso, ser mulher é muito bom! Nossas roupas são muito mais lindas, podemos pintar o cabelo, a unha, nos arrumarmos, usar maquiagem, e tudo isso é muito bom! Eu adoro ser mulher, adoro coisas de mulherzinha, adoro música de mulherzinha, adoro ser sensível, me emocionar. E, claro, também adoro minha independência financeira, poder gastar meu dinheiro como eu bem entender.

Só acho que, se os homens não começarem a acordar, daqui a pouco as mulheres vão dominar o mundo (hehe), pois estão muito mais ambiciosas e com a maioria das responsabilidades em tudo. Cuidado, hein?

Parabéns pra nós!!!

Ps: Coloquei a imagem que está ilustrando o google hoje, que achei muito fofa!

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Dia Mundial dos Gatos!



Parabéns pro nossos peludos lindos, que fazem a vida muito mais divertida! Amo vocês gataiada!!!

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Sobre o BBB


Como hoje em dia todo mundo tem uma opinião, vou dar a minha sobre o Big Brother Brasil, que começou essa semana. Chega essa época e pipocam de coisas nas redes sociais falando mal do BBB, pedindo pra tirarem do ar, abaixo-assinados, gente falando que quem vê Big Brother é burro, etc.

O que eu acho sobre tudo isso é o seguinte: eu não vejo Big Brother. Acho um dos programas mais chatos que existem, acho extremamente inútil, acho que não acrescenta nada. Realmente acho muito ruim mesmo, aquele bando de gente sem fazer nada o dia inteiro, só brigando e fofocando. Acho que ali se mostra o pior do ser humano, quando são obrigados a suportar uns aos outros. Como já dizia Sartre: "o inferno são os outros" (a propósito, quem não leu Entre 4 Paredes, leia! E já aproveitem e leiam 1984, pra saber de onde saiu o Big Brother).

Enfim, prefiro fazer qualquer outra coisa a ficar vendo BBB.

Maaas, apesar disso, eu não acho que quem vê é burro, ou que a emissora deveria tirar o programa do ar, ou coisa assim. O programa tem uma audiência gigante, então isso é porque muita gente assiste. Eu acho BBB tão inútil quanto novelas ou qualquer outro reality show (por sinal, tem vários que eu vejo). Mas não é pior. Ver Big Brother não faz ninguém pior.

Às vezes a televisão é somente pra descontrair depois de um dia cheio de trabalho, de incomodações. E, muitas vezes, o que queremos é justamente ver alguma coisa que não exija nada da nossa capacidade mental.

Então, se alguém consegue se divertir vendo BBB, assista. Tudo bem, é inútil e eu não consigo ver diversão nisso, mas eu também não vejo nada de bom nas novelas e tem um monte de gente que assiste. E se não gosta, desliga a tv, vai ler um livro ou assitir outro dos 1900 canais que todo mundo tem hoje em dia!

 

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

2013

Olá!! Como foram de Reveillón?

O meu poderia ter sido melhor, mas tava legal! Já explico porque!



Dia 30 é aniversário de namoro meu e do Fernando, fizemos 8 anos já. Aí saímos pra comemorar e fomos comer no Applebee's, que é um restaurante americano. Pedimos essas maravilhas aí de baixo, muitooo bom! Amei e quero ir de novo! O problema é que eu já vinha comendo muito há alguns dias e com todas as comilanças de natal e tal, acabei passando mal dia 31 inteiro!






Aí, claro, não podemos deixar a bola cair, passei a virada vendo os fogos na Usina do Gasômetro em Poa e depois fui numa festinha bem tri na casa dos amigos! Consegui aproveitar, mas tudo meio em câmera lenta e meio fraquinha. Mas valeu igual, tava tri divertido, os fogos estavam lindos e a festa também!















Mas, aí fiquei pensando. Eu ia colocar uma lista aqui com minhas resoluções de ano novo e tal. Nunca fiz esse tipo de lista, mas até ia fazer pra depois olhar no fim do ano e ver se eu tinha cumprido e tal. Mas, se formos nos deixar levar por superstições de ano novo, meu ano não seria nada legal pelo começo. Azar do número 13?

A vida continua igualzinha como ela sempre foi. Apesar de nos guiarmos bastante através dos anos, hoje acordei, vim trabalhar e tudo continua igual (por sinal meu despertador não tocou e tive que sair correndo e sem maquiagem pra não me atrasar).

Temos que levar a vida numa boa, aproveitando os bons momentos, pois às vezes nos preperamos muito pra um momento e na hora estamos ruins e não conseguimos aproveitar como queríamos. Isso não vai fazer meu ano melhor ou pior, mas serve para pensarmos que a vida é formada por ciclos e que devemos curtir tudo de bom que acontece no nosso dia a dia. Com certeza esse ano vai ter muitos momentos bons e isso faz parte da expectativa de um novo ciclo que começa (começando pelas minhas férias que estão se aproximando)!

Então vamos aproveitar que a vida continua igual e ao mesmo tempo se iniciando um ano novo e vamos tentar ser pessoas melhores. Pois a única coisa que temos o poder de mudar é a nós mesmos!

Ps.: Mas, sim, o meu regime começa hoje!!!
Ps2: Recebi sábado minha câmera compacta nova (canon s100), to adorando!! Ela é ótima!!