quinta-feira, 21 de março de 2013

Sobre os Idosos


Essa semana aconteceu um fato lá no posto de saúde que eu trabalho, e normalmente, não costumo falar do meu trabalho, mas isso é uma coisa que tenho pensado faz tempo e que só se confirmou. Aí segui o conselho de uma colega de trabalho (Camila), que disse: "porque tu não fala sobre isso no blog?".

Então, o que aconteceu foi o seguinte: segundas sempre temos uma filona enorme de manhã no posto, que é quando as pessoas vêm marcar suas consultas. Aí, uma mulher com seus, provavelmente, 60 anos e 1 dia, veio ao balcão perguntar sobre a preferência para os idosos. Eu expliquei que eles tem consultas reservadas e também são sempre passados na frente no dia da consulta. Mas não, ela queria passar na frente de todo mundo, inclusive de senhorinhas e senhorinhos de 80 anos. Acabou que ela se enrolou e não queria entrar na fila e acabou ficando sem vaga, aí vocês imaginem o barracão! Só pra explicar, não temos uma fila de idosos porque o bairro tem por característica a população idosa, isso sendo quase dois terços do total de pessoas que procuram atendimento médico. Se fizermos uma fila só para idosos, os que não são não vão nem ter chance de consultar.

Aí começo a me perguntar, será que hoje em dia, uma pessoa com 60 anos é idosa? Pela lei sim. Mas no dia a dia? Minha mãe tem 60 anos, meu pai, minha sogra, meu sogro. Todos tem 60 anos ou mais. Não os considero pessoas idosas, que necessitam de um atendimento prioritário.

Podem me jogar pedras, mas acho muito injusto quando vou correndo no meu horário de almoço no banco, e tenho que ficar horas esperando porque os idosos passam sempre na frente. Muitos chegam e vão direto no caixa e eu, que tenho horário apertado, tenho que ficar horas.

Acho injusto, no meu posto, quando pessoas que não tem 60 anos vão cedinho pra fila, marcam consulta cedo pra serem um dos primeiros e acabam ficando por último pois os idosos passam na frente.

Concordo com a preferência pra idosos. Se é uma pessoa bem velhinha, com dificuldades, óbvio que não tem que ficar esperando. Mas tenho visto muita gente que não precisa se aproveitando da situação (velho jeitinho brasileiro). Acho que isso deveria ser repensado. Sei lá, colocar o atendimento preferencial pra idosos em horários que não são o de maior volume de pessoas, ou aumentar essa preferência para uns 70 anos.

Hoje em dia ter 60 anos, com saúde, não é mais ser idoso. Tem muito sessentão dando banho em  gente muito mais nova!

6 comentários:

  1. Concordo plenamente Nessa, vou fazer 61 e jamais entra em fila de idosos, acho que a idade deveria ser maior mesmo.Tem mais, usam idosos para pagar conta de pessoas comuns, já vi isto num banco.Idoso "como eu" paga tudo pela internet, ok, muitos não tem mas os que tem poderiam fazer. Sei que tenho plano de saúde mas popderia pedir preferencia no atendimento npo proprio plano como fazer exames por exemplo.

    ResponderExcluir
  2. É verdade! Tem uns espertinhos que fazem isso mesmo, pedir pros idosos pagarem as contas! Sacanagem!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela referência!
    Concordo e muito contigo! Meu pai também é um "idoso" que paga todas contas pela internet! E olha que, pelos cabelos brancos, já parece ter mais de 60 desde os 50!
    Aquela pessoa que fez o auê precisa mesmo é de terapia pra entender que é muito melhor e mais saudável não querer ser velha... O mundo está cheio de aproveitadores e, infelizmente, esse é o Brasil, onde se tenta achar jeitinho pra se passar na frente dos outros...
    Daqui a pouco, com tantas cotas, filas preferenciais e coisas do gênero, eu que acabo envelheendo antes por sustentar tudo isso e não conseguir nada em meu próprio benefício (já que trabalho e paga muito imposto)!

    ResponderExcluir
  4. Concordo integralmente com tudo que colocaste, mesmo pq já é um assunto q comentamos inúmeras vezes! Confesso mesmo, que fico até um pouco chocada qdo, s/ eu pedir, me dão uma ficha preferencial em algum lugar...
    Acho q existem 60 e 60! A preferência sempre deve ser dada, independente de idade, a quem tem algum tipo de dificuldade, mas já vi gente "pegando criança emprestada" ou segurando no colo uma criança q até então estava correndo por tudo, só p furar uma fila!
    E tem a turma q paga conta pela internet, q faz débito em conta mas, tb, a q paga em terminal eletrônico e aproveita p fazer uma caminhada até o banco, pq exercício nunca é demais, hehe E nenhum deles fura a fila...

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente com tudo que foi posto. Mas, o que está errado é o sistema. Na verdade o Estado(prefeitura, estado, gov.federal(principalmente) deveria disponibilizar atendimento para todos. É uma coisa óbvia que estou comentando, mas que cada vez mais precisamos tomar um atitude e fazer os orgãos públicos dar condições a todos. Estamos muito pacientes com o que acontece no Brasil.

    ResponderExcluir
  6. Concordo Jair! Se isso esta acontecendo, infelizmente é porque nao tem vaga para todos e isso é um problema muito maior! É algo que o governo deveria resolver! O que me irrita é a prepotência de algumas pessoas de quererem passar na frente de pessoas muito mais necessitadas! Inclusive a minha história nao acabou aí! A mulher me ligou hoje mesmo me botando a boca! E é um problema que nao cabe a mim resolver...

    ResponderExcluir