Alguns dias atrás meu marido
estava trocando a fralda do meu filho (pasmem, pais tb trocam fralda) e me
perguntou lá do banheiro se a Minnie era uma princesa. Respondi que não,que era
uma ratinha.
Ontem meu filho novamente fez a pergunta aqui em casa. Como o assunto estava voltando, achei que ele esperava uma resposta diferente e respondi que sim, já perguntando se ele gosta de princesas. A resposta foi um convicto não.
Ao perguntar por que ele rapidamente me respondeu: porque eu sou menino.Na mesma hora eu disse que meninos podem sim gostar de princesas, mas fiquei pensando sobre o assunto.
Deve ser muito difícil ser menino em um mundo que ainda faz essa distinção. Como feminista que sou e mãe agora de um casal, fico triste com essa situação. Como ele gosta muito da Minnie e do Mickey, ficou preocupado se poderia continuar gostando, já que alguém deve ter dito pra ele que meninos não gostam de princesas. O pior é que ainda corre o risco de rirem da cara dele se ele gostar.
Eu não fico incentivando meu filho a gostar de coisas ditas “de menina”. Eu tb faço distinção de gênero, afinal coloquei brincos na minha filha e esses dias ele quis colocar batom e eu mesma disse que era de menina. Mas se ele gostar, qual é o problema?
Nossa sociedade reprime as
meninas sexualmente e em diversos outros aspectos, mas os meninos são reprimidos nos seus gostos. Não podem dançar, não podem usar certas cores, não podem ter atitudes que possam ser vistas como coisa de “viadinho”. Tem que ser machões! Se minha filha quiser pintar barba e bigode pra ir na escolinha, todo mundo vai achar engraçadinho, "está imitando o pai". Agora experimenta meu filho ir na escola de tiara? Seria um escândalo!
Isso é muito triste pois as crianças, principalmente com dois aninhos, são totalmente puras e inocentes e vejo aos pouquinhos a influência da sociedade com seus paradigmas e preconceitos começando a influenciar meu filho.
Não precisamos ir muito longe, em qualquer loja de brinquedos vemos panelinhas e utensílios domésticos cor de rosa, bonecas são só para meninas. Meu filho então não pode brincar de imitar o pai e brincar de cozinhar ou de cuidar de bebê? Tem que gostar de carros, futebol e super herói.
Por um mundo mais igualitário!
Já evoluímos muito nesse aspecto, mas precisamos muito mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário