quinta-feira, 11 de julho de 2013

Sobre os Médicos e a Saúde Pública



Acabei de ler mais um texto de chororô de um médico por causa da vinda dos cubanos, proposta pela presidenta Dilma.

E, mais uma vez me revolto com essa classe. 

Acho ótima essa vinda dos médicos cubanos para o Brasil, quem sabe assim, eles não fazem o que você, médico brasileiro não quer fazer!

Vejo e vivo diariamente com eles e trabalho em saúde pública e vejo que, muitas vezes, o que estraga tudo são os próprios!

Sim, os profissionais que se acham deuses, seres super superiores a tudo e todos. Que, como dizia nesse texto, salvam vidas e depois tem que receber ordens de uma enfermeira. Pois saiba que enfermeiras estudam administração e gerenciamento de equipes. Por mais que não goste, esse é o nosso trabalho! E igual, ganhamos metade do que vocês ganham! Quero que me apontem uma empresa em que isso aconteça (hierarquia não relacionada a salário), mas tudo bem!

Me desculpem, mas em posto de saúde ninguém salva vidas. Vocês dão paracetamol e diclofenaco! Isso se o bloquinho e a caneta estiverem em cima da mesa, senão já viu!

Não estou desmerecendo o trabalho de ninguém, só estou dizendo que numa UBS, cada um tem sua função! Ninguém é mais ou menos! A saúde publica preconiza o trabalho multi e interdiscilinar, e caso você não saiba, é trabalho em equipe! Desde a pessoa que limpa, o técnico de enfermagem, a enfermeira , o dentista, o medico, o fisioterapeuta, o farmacêutico, o agente de saúde... Todos trabalhando em equipe!
Agora, se um membro da equipe pode fazer o horário que bem entende, atender nos dias que quer, quantos pacientes ele quer, já começa tudo errado!

Vejo muitos (se não todos) médicos trabalhando em saúde pública como se fosse um bico, dinheirinho garantido, todos os direitos! Barbadinha! Mas e a dedicação? E o comprometimento? Sei que tem alguns que fazem especialização na área, que realmente gostam, mas, no momento, não conheço nenhum!

Saúde publica não é brincadeira!

E, me desculpa sr. dr., você estudou 6 anos pra ser clinico geral e eu 5. Agora me diga, que profissional, em qualquer área, pode fazer hoje em dia a faculdade e deu? Existe uma coisa chamada pós-graduação, que a maioria das pessoas que querem ganhar um pouquinho melhor (nada nem perto do seu salário) tem que fazer. Por sinal, para trabalhar com saúde publica o senhor também deveria ter feito!

Pra ainda ter que ler um texto que diz que ele é um médico e não um profissional de saúde como a presidenta se refere! Me poupe! Não tem perfil? Trabalhe em outra coisa e deixe que os médicos cubanos que querem venham fazer isso!